terça-feira, 5 de junho de 2007

A Dios Momo, uma fábula sobre a educação

Leonardo Ricagni usa a atmosfera do carnaval para transportar o espectador a um lugar mágico onde realismo e surrealismo se misturam


O filme A Dios Momo aborda as desventuras do garoto Obdulio (Mathias Acuña), um vendedor de jornais analfabeto que vive com a avó (Carmen Abella), uma beata que passa os dias orando e guardando suas economias para comprar uniformes escolares para suas netas.

Numa noite de carnaval, Obdulio se depara com uma misteriosa figura: um vigia noturno que se tornará seu mentor e lhe abrirá a janela à educação e o guiará em direção ao verdadeiro significado da vida, ensinando-o as letras dos blocos carnavalescos durante o reinado do Deus Momo.

Com A Dios Momo, Ricagni define com maestria sua notória admiração por Federico Fellini e Emir Kusturica, ao mesclar sonho e realidade. Ao definir um traço para seus personagens, a partir de nomes que têm um poder simbólico muito forte e de uma direção de arte igualmente expressiva, Ricagni constrói criaturas extremamente fantasiosas.

A Dios Momo, de Leonardo Ricagni
Mostra de Longas Mercosul
Teatro Ademir Rosa, no CIC
dia 05
21h.

Nenhum comentário: