quinta-feira, 7 de junho de 2007

Cine Zé Sozinho

Um retrato do amor ao cinema, na Mostra de Curtas 35mm do Mercosul

Zé Sozinho é um ex-lavrador que dedicou sua vida a exibir filmes em cidadezinhas do sul do Ceará. Durante anos, Zé carregou seu projetor 16mm e suas latas de filmes pelo interior, montando seu cinema ambulante e projetando clássicos da Cinédia e da Atlântida e títulos internacionais de aventura, faroeste e bíblicos.

Ao mesmo tempo esperto e ingênuo, Zé Sozinho fazia proezas inesperadas, como editar um filme sobre a Paixão de Cristo com cenas de filmes de faroeste, para saciar a vontade por aventura do público de uma determinada cidade.

Apesar da estrutura precária de seus equipamentos, e da falta de filmes para projeção que o fim da Embrafilme acarretou, Zé Sozinho cumpria, com abnegada paixão, a missão de levar cultura e diversão para localidades que nunca tinham visto uma tela de cinema.

Em 2001, o diretor Adriano Lima encontrou seu personagem pela primeira vez e deu início à pesquisa que resultou em Cine Zé Sozinho, documentário que será apresentado na sessão desta quinta, dia 06, na Mostra de Curtas 35mm do Mercosul, em estréia nacional. Desde então Lima acompanha a vida difícil de Zé Sozinho e sua luta para continuar levando em frente sua vocação de exibidor.

Até pouco tempo atrás, Zé Sozinho catava alumínio para vender e morava num corredor minúsculo repleto de latas de negativo em deterioração e fitas VHS. Perdera a casa em que morava antes numa negociação com um pastor inescrupuloso e sonhava conhecer pessoalmente José Mojica Marins.

Em 2003, o Cine Ceará homenageou Zé Sozinho, presenteando-o com um projetor digital. E o Banco do Nordeste ofereceu-lhe equipamentos para projeção e montagem de uma sala de cinema. Além disso, a Prefeitura de Caririaçu lhe concede hoje uma ajuda de custo mensal, para que ele continue exibindo filmes. E ele já tem fotos em que aparece abraçado a Zé do Caixão.

Humilde, Zé Sozinho não sabia que podia comer de graça durante o Cine Ceará e preferiu trocar sua passagem aérea por dinheiro para ajudar sua família.

Cine Zé Sozinho é a história de um homem simples apaixonado por cinema, um símbolo da paixão e dedicação ao cinema que, para Zé Sozinho, é mais forte do que todas as dificuldades.

O cineasta Adriano Lima é também o coordenador do Curta Canoa, um evento que reúne curtas-metragens latino-americanos em Canoa Quebrada, no Ceará, e que vem se consolidando no circuito brasileiro de festivais. As inscrições para o Curta Canoa desse ano estão abertas no www.curtacanoa.com.br

O diretor Adriano Lima é o coordenador do Curta Canoa


Cine Zé Sozinho, de Adriano Lima
Mostra de Curtas 35mm do Mercosul
Teatro Ademir Rosa, no CIC
dia 07 de junho
19:30h

Nenhum comentário: