segunda-feira, 4 de junho de 2007

DETRÁS DEL SOL, MÁS CIELO

A vida na fronteira e suas limitações são desnudadas em Detrás del Sol, Más Cielo, na Mostra de Longas Mercosul


Detrás del Sol, Más Cielo: a identidade fronteiriça

O longa Detrás del Sol, Más Cielo se passa na Província de Misiones, ao Norte da Argentina, uma região de muitas belezas, porém muito pobre, onde argentinos e paraguaios não conhecem as divisões territoriais. É nesta área seriamente empobrecida, onde as necessidades fazem com que os limites da dignidade sejam ultrapassados todos os dias, que o diretor Gastón Gulart cria uma ficção crua marcada por um sonho de adolescentes apaixonados.

Antônio, um jovem de 17 anos, deseja sair da miséria em que vive com sua mãe, lavradora de uma plantação de erva mate. Convencido de que sua sorte vai mudar ao encontrar o pai, que vive em Assunção, no Paraguai, sonha em reencontrá-lo com a ajuda do amigo Pablo. Os dois tentam de tudo, mas o dinheiro não chega. O contrabando se torna uma tentadora opção.
Gastón Gularte mostra em o encontro entre filhos de uma mesma terra. Unidos e separados pelo rio e sua dinâmica, juntos e divididos pelo destino, transitando pelo mesmo tempo, mesmo céu e mesmo sol.

Detrás del Sol, Más Cielo resgata a identidade desta geografia fronteiriça, onde os povos se irmanam no cotidiano, com os códigos próprios do contrabando, o encontro noturno e sua música, a briga de galos e sua simbologia, a religiosidade popular e o trabalho como forma de subsistência e as vezes de dependência.

Pela primeira vez se exibirá a realidade misionera do novo século: Desde o começo do projeto pensamos que resgatar a região é indispensável para começar a fortalecer um cinema a partir dos sentimentos daqueles que compartilham uma realidade comum, uma visão integrada, comenta o diretor. Ao que acrescenta que para conseguir isso, viajaram ao Paraguai e com a convicção de gerar passos conjuntos se aproximaram de produtores que compartilharam o mesmo objetivo.

Detrás del Sol, Más Cielo é uma co-produção Argentina e Paraguai com a participação de atores e técnicos de Misiones, Buenos Aires, Asunción e Encarnácion.



Detrás del Sol, Más Cielo (Argentina-Paraguai, 2007)
Mostra de Longas Mercosul

Teatro Ademir Rosa, no CIC
Segunda, 21H

Nenhum comentário: