sábado, 2 de junho de 2007

Personagens reais habitam Luz de Invierno

LUZ DE INVIERNO, atração das 21:00h, destaca os valores da identidade na Mostra de longas-metragens do 11° FAM



Luz de Invierno, baseado nos contos de Carlos Hugo Aparício, é composto por três histórias independentes, porém interligadas. As personagens contam com situação social similar, cujos cenários são os assentamentos periféricos da cidade de Salta, a 1.700 quilômetros de Buenos Aires, ao Norte da Argentina, com a mesma visão diante da vida e o valor do êxito na sociedade latino-americana.

Na primeira história, El Ultimo Modelo, uma humilde família de jornaleiros, composta pelo pai, a mãe e os três filhos, ganham um carro O km em uma rifa. O veículo quebra a monotonia de seus dias. Porém a alegria dura pouco, pois a falta de dinheiro para o combustível impede a família de usá-lo.

Na história seguinte, La Pila de Ladrillos, um casal sem filhos habita uma casa pré-fabricada, num bairro humilde, e leva a vida como pode. Ele é um funcionário público de caráter duvidoso e ela uma dona de casa que quer progredir e melhorar sua modesta forma de vida. O casal compra tijolos para a construção da casa. No dia após a compra, eles percebem que alguns foram roubados. Os roubos seguem acontecendo, dia após dia. Todo o bairro se converte em suspeita.

Na última história, La Búsqueda, o empregado de uma relojoaria vive sozinho em uma pensão barata e divide seus dias entre o bilhar e o trabalho cada vez mais escasso. Certo dia, um velho mendigo chega na relojoaria e trava uma estranha relação com o empregado, que não consegue negar-lhe algumas moedas. O velho mendigo desaparece e aqui o empregado começa sua estranha busca.

As três estórias destacam a mesma problemática: a necessidade de viver de acordo com os valores da própria identidade, frente a um mundo cada vez mais individualista.



LUZ DE INVIERNO, longa-metragem de Alejandro Arroz.

Mostra de Longas do Mercosul

Teatro Ademir Rosa, no CIC

21:00h

Nenhum comentário: